segunda-feira, outubro 15, 2007

PHI, & A Divina Proporção...!

1.618
Número PHI
bem diferente do PI ( é a diferença e bem mais que o H ) é considerado o número mais bonito da natureza, ou melhor é considerado geralmente o número mais belo do universo .
O PHI vem da Seqüência de Fibonacci ( uma progressão matemática famosa não so porque os quocientes dos termos adjacentes eqüivalia ao termo seguinte , mas porque os quocientes dos termos adjacentes possuíam a estarrecedora propriedade de irem se aproximando gradativamente do número 1,618 , o PHI ! )
Apesar das origens matemáticas aparentemente místicas do PHI , o aspecto realmente surpreendente do PHI é o seu papel como componente básico da Natureza .
Plantas animais e até seres humanos – Todos possuíam propriedades dimensionais que se encaixavam com um exatidão espantosa a razão de PHI para um !
A onipresença do PHI na Natureza claramente está além da coincidência , e assim os antigos presumiram que o número PHI deve ter sido predeterminado pelo Criador do Universo .
Os primeiros cientistas solenemente anunciaram que o número : Um vírgula seis um oito era a Divina Proporção !


Está presente na relação entre os números de fêmeas e machos em um colméia ( as fêmeas sempre são mais numerosas que os machos . E daí que se mostra o número PHI : pois se dividir-mos o número de fêmeas pelo número de machos em qualquer colméia do mundo sempre obteremos o mesmo número , o número PHI).

Nos oceanos temos como exemplo o Náutilo ( uma espécie de caracol com arcos concêntrico em espiral, um molusco cefalópode que bombeia gás para dentro da sua concha repleta de câmaras para poder regular a profundidade de flutuação ).
Bem , no Náutilo a razão de diâmetro entre cada espiral para a espiral seguinte é exatamente PHI , a Divina Proporção, Um vírgula seis um oito!

Entre as flores o melhor exemplo é um miolo de flor de girassol .
( As sementes de girassol crescem em espirais opostas em uma razão de diâmetro rotação de PHI entre cada espiral !)



O PHI está presente nas pétalas de uma pinha dispostas em espiral ( quanto a disposição das folhas nas hastes seguintes ),

...A segmentação dos insetos ...Tudo mostra uma obediência assombrosa a Divina Proporção !
Na arte principalmente na obra o "Homem vitruviano" – famoso homem nu de Leonardo Da Vinci - assim chamado por causa de Marcus Vitruvio , o brilhante arquiteto romano que entoou louvores a Divina Proporção em seu texto "De Architectura " . E em geral na obra de Leonardo Da Vinci ...



Ninguém entendeu melhor que Da Vinci a divina estrutura do corpo humano .
Da Vinci até exumava cadáveres para medir as proporções exatas da estrutura dos ossos humanos . Foi o primeiro a demonstrar que o corpo humano é literalmente feito de componentes cujas razões proporcionais sempre equivalem a PHI.
Podemos comprovar isto medindo a distancia que vai do alto da cabeça até o chão e depois dividir pela distância que vai do umbigo até o chão ; ou até mesmo medindo a distância de um ombro até a ponta dos dedos ; dos quadris até o chão , dividido pelo joelho até o chão ; dos nós dos dedos , dos artelhos . Divisões da coluna vertebral ....
PHI , PHI , PHI....
Cada um de nós é um tributo ambulante a Divina Proporção .
Há uma ordem por trás do que parece ser o Caos do mundo. Quando os antigos descobriram o PHI , estavam certos de que haviam esbarrado na pedra fundamental que Deus usou para fazer o mundo , e por isso amavam a Natureza !
A misteriosa magia inerente a Divina proporção estava escrita desde o inicio dos tempos . O homem está apenas jogando conforme as regras da Natureza e, a Arte é uma tentativa de imitar a beleza gerada pelas mãos do Criador , no padrão de PHI e a Divina Proporção !
Michelangelo , Albrecht Dürer , Da Vinci e muitos outros mostram fidelidade intencional e rigorosa a Divina Proporção na composição de suas obras .
E não é só isso a Divina Proporção está presente também no Partenon grego , nas pirâmides do Egito e até no edifício da ONU em Nova York .O PHI aparece na estrutura orgânica das sonatas de Mozart , na Quinta Sinfonia de Beethoven , bem como em obras de Bartók , Debussy , Schubert . O número PHI foi até utilizado por Stradivarius na construção de seus famosos violinos , para calcular a colocação exata das fendas conhecidas como os "Ouvidos " do instrumento .

O 7 Comumente é considerado como o número da perfeição , porém a maioria das pessoas nunca sabe informar porque .. trata-se de um caso simples, uma vez que este título lhe fora dado pelos sábios mestre hebraicos – tzadik’s – cabe retirar a explicação do método numerológico existente na sua linha de pensamento e ensinamentos místicos existentes na Cabala . A Cabala - ou no hebraico Cabalah –
é uma ciência que busca a compreensão do etéreo e místico através da quantificação do universo em letras . ( Acreditavam que Deus criou o universo e o Homem agrupando, a razão de PHI , em uma determinada seqüência as 22 letras do alef-beit , o alfabeto hebraico que são : A B G D H V Z Ch T Y K L M N S O P Tz Q R Sh Th ,daí podendo encontrar a perfeição )
O sete ( 7 )pode ser considerado sim o símbolo da perfeição pois é a soma dos números que formam o número PHI ... como mostra a equação abaixo :



Simbológicamente a forma geométrica de cinco linhas que se formam em um desenho especifico denominado a seguir , é a imagem mais poderosa , conhecida como : "pentagrama" - ou "pentáculo " , como os antigos o chamavam - , este símbolo é considerado ao mesmo tempo mágico e divino por muitas culturas , porque ao se desenhar um "pentagrama" ou "pentáculo " ,as linhas automaticamente se dividem em segmentos que seguem a Divina Proporção ..Ou seja a razão dos segmentos da reta de um "pentagrama" ou "pentáculo " sempre equivale a PHI , tornando esse símbolo a expressão por excelência da Divina Proporção .
Por isso a estrela de cinco pontas sempre foi o símbolo da beleza e da perfeição .

Nenhum comentário: