O segredo por trás do sorriso da Mona Lisa !
Apesar de sua monumental reputação , a Mona Lisa mede apenas 77 por 53 cm - menor até que os cartazes dela vendidos na loja de presente do museu do Louvre . (onde se encontra esposta )
Encontra-se pendurada na parede noroeste da Salle des États atrás de um painel de vidro de segurança de duas polegadas de espessura .
Pintada em um painel de madeira de choupo , seu ar etéreo e vago era atribuído a maestria de Da Vinci na técnica do Sfumato , ou esfumaçado , na qual as formas parecem evaporar-se mesclando-se umas com as outras.
Desde que passar a ser exibida no Museu do Louvre , a Mona Lisa , ou La Joconde , como a chamavam na França , já havia sido roubada duas vezes , a mais recente em 1911 , quando desapareceu da "sala impenetrável " do Louvre – O salão quadrado .
Os parisienses choraram nas ruas e publicaram artigos em todos os jornais suplicando aos ladrões que devolvessem a pintura . Dois anos mais tarde a Mona Lisa apareceu escondida no fundo falso de um baú em um quarto de hotel francês .
O status da Mona Lisa como a mais famosa obra de arte do mundo ,nada tem a ver com seu sorriso enigmático , e nem se deve as misteriosas interpretações feitas por muitos historiadores da arte e fãs da conspiração . Simplesmente a Mona Lisa era famosa porque Leonardo da Vinci considerava-a a sua obra mais perfeita . Levava-a consigo sempre que viajava e se alguém lhe perguntasse o motivo , respondia que achava difícil se separar de sua mais sublime expressão de beleza feminina .
Mesmo assim muitos historiadores da arte desconfiavam de que a reverência de Da Vinci pela Mona Lisa nada tinha a ver com sua maestria artística . Na verdade a pintura era um retrato bastante comum , executado segundo a técnica do Sfumato .
A veneração de Da Vinci por essa obra , segundo muitos afirmavam , devia-se a algo bem mais profundo : uma mensagem oculta nas camadas de tinta .
A Mona lisa , era de fato uma das mais estudadas piadas secretas do mundo . A colagem bastante divulgada de trocadilhos e alusões brincalhonas existentes no quadro havia sido revelada na maioria dos livros de história da arte , e mesmo assim , incrivelmente , o plúbico em geral ainda considerava seu sorriso um grande mistério .
A um fato que é quase inexplorado nesta pintura : O fundo da pintura é desigual – A linha do horizonte que Da Vinci pintou a esquerda se encontra um nível visivelmente mais baixo que a linha do horizonte da direita , e isso é um truquezinho que Da Vinci gostava de usar . Pintando o fundo mais baixo a esquerda Da Vinci fez a Mona Lisa parecer muito maior vista da esquerda que da direita . Historicamente , os conceitos de masculino e feminino estão ligados aos lados – o esquerdo é o feminino , o direito é o masculino - Como Da Vinci era um grande fã dos princípios femininos , fez a Mona Lisa parecer muito maior vista da esquerda que da direita .
Acima de tudo Da Vinci buscava o equilíbrio entre o masculino e o feminino .
O status da Mona Lisa como a mais famosa obra de arte do mundo ,nada tem a ver com seu sorriso enigmático , e nem se deve as misteriosas interpretações feitas por muitos historiadores da arte e fãs da conspiração . Simplesmente a Mona Lisa era famosa porque Leonardo da Vinci considerava-a a sua obra mais perfeita . Levava-a consigo sempre que viajava e se alguém lhe perguntasse o motivo , respondia que achava difícil se separar de sua mais sublime expressão de beleza feminina .
Mesmo assim muitos historiadores da arte desconfiavam de que a reverência de Da Vinci pela Mona Lisa nada tinha a ver com sua maestria artística . Na verdade a pintura era um retrato bastante comum , executado segundo a técnica do Sfumato .
A veneração de Da Vinci por essa obra , segundo muitos afirmavam , devia-se a algo bem mais profundo : uma mensagem oculta nas camadas de tinta .
A Mona lisa , era de fato uma das mais estudadas piadas secretas do mundo . A colagem bastante divulgada de trocadilhos e alusões brincalhonas existentes no quadro havia sido revelada na maioria dos livros de história da arte , e mesmo assim , incrivelmente , o plúbico em geral ainda considerava seu sorriso um grande mistério .
A um fato que é quase inexplorado nesta pintura : O fundo da pintura é desigual – A linha do horizonte que Da Vinci pintou a esquerda se encontra um nível visivelmente mais baixo que a linha do horizonte da direita , e isso é um truquezinho que Da Vinci gostava de usar . Pintando o fundo mais baixo a esquerda Da Vinci fez a Mona Lisa parecer muito maior vista da esquerda que da direita . Historicamente , os conceitos de masculino e feminino estão ligados aos lados – o esquerdo é o feminino , o direito é o masculino - Como Da Vinci era um grande fã dos princípios femininos , fez a Mona Lisa parecer muito maior vista da esquerda que da direita .
Acima de tudo Da Vinci buscava o equilíbrio entre o masculino e o feminino .
Achava que a alma não podia ser iluminada a menos que os elementos masculinos e femininos estivessem presentes nela .
A quem creia que a Mona Lisa seja um auto-retrato de Da Vinci transmutado em mulher , justamente pelo fato do mestre ser brincalhão , e a análise da Mona Lisa e dos seus auto-retratos por computador confirmou alguns pontos de congruência surpreendentes entre o rosto dele e dela . Seja qual lá fosse a intenção de Da Vinci , sua Mona Lisa não pé homem nem mulher . Traz uma mensagem sutil de androginia . Uma fusão de ambos .( E isto conclui-se principalmente pelas pistas deixadas pelo próprio Da Vinci :
Para tanto façamos a aglutinação de dois nomes - masculino e feminino - E veremos o final : Se nós utilizarmos do nome do deus egípcio da fertilidade masculina , Amom , representado como um homem com cabeça de carneiro cuja promiscuidade e os chifres curvos [ horns ] estão ligados a gíria americana " horny " que significa excitado , e de sua companheira , a deusa egípcia da fertilidade , Isis, cujo pictograma antigo se escreve L’isa
Formaremos a palavra :
A quem creia que a Mona Lisa seja um auto-retrato de Da Vinci transmutado em mulher , justamente pelo fato do mestre ser brincalhão , e a análise da Mona Lisa e dos seus auto-retratos por computador confirmou alguns pontos de congruência surpreendentes entre o rosto dele e dela . Seja qual lá fosse a intenção de Da Vinci , sua Mona Lisa não pé homem nem mulher . Traz uma mensagem sutil de androginia . Uma fusão de ambos .( E isto conclui-se principalmente pelas pistas deixadas pelo próprio Da Vinci :
Para tanto façamos a aglutinação de dois nomes - masculino e feminino - E veremos o final : Se nós utilizarmos do nome do deus egípcio da fertilidade masculina , Amom , representado como um homem com cabeça de carneiro cuja promiscuidade e os chifres curvos [ horns ] estão ligados a gíria americana " horny " que significa excitado , e de sua companheira , a deusa egípcia da fertilidade , Isis, cujo pictograma antigo se escreve L’isa
Formaremos a palavra :
Amom Li’sa
Logo se percebe então que não só o rosto da Mona lisa parece andrógino como o nome dela pé um anagrama da união divina do masculino com o feminino )
E esse , meus amigos , é o segredinho de Da Vinci , o motivo do sorriso zombeteiro da astuta Mona Lisa .
Nenhum comentário:
Postar um comentário