quinta-feira, janeiro 12, 2006

feliz ano novo




RECEITA DE ANO NOVO
Carlos Drummond de Andrade
Para você ganhar belíssimo Ano Novo cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,

Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido(mal vivido ou talvez sem sentido)

para você ganhar um ano

não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,

mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,

novo até no coração das coisas menos percebidas(a começar pelo seu interior) novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,mas com ele se come, se passeia,se ama, se compreende, se trabalha,

você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,não precisa expedir nem receber mensagens(planta recebe mensagens?passa telegramas?).

Não precisa fazer lista de boas intençõespara arquivá-las na gaveta.

Não precisa chorar de arrependido pelas besteiras consumadas nem parvamente acreditarque por decreto da esperançaa partir de janeiro as coisas mudeme seja tudo claridade, recompensa,justiça entre os homens e as nações,liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um ano-novoque mereça este nome,você, meu caro, tem de merecê-lo,tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,mas tente, experimente, consciente.É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.
Texto extraído do "Jornal do Brasil", Dezembro/1997.

www.cerradonet.com.br/psiupoetico/psiu_poetico.htm

Todo fim de ano é a mesma preocupação. Afinal que cor eu uso? Azul, para proteção e tranqüilidade. Amarelo, prosperidade. Rosa, para o amor. Ou devo ser mais agressiva, um vermelho fatal talvez?!!
As festas de fim de ano chegaram, tão rápido que aquela roupa usada no Reveillon passado, que foi super planejada, nos parece sempre familiar, pois é a mesma coisa todo ano, o tal do branco. E se a roupa não era branca, pelo menos, nas peças intimas, com certeza, eram. O medo de descordar do que já é convencional e se dar mal é muito grande. Às vezes crenças, que você nem sabe de onde vem, dirigem a nossas vidas.
As pessoas valorizam a passagem do ano, pois depositam nela todos os seus sentimentos e o desejo de renovação. Comunidades antigas expressavam isso através de ritos, pois jogavam fora roupas e objetos, querendo eliminar de suas vidas tudo que estivesse envelhecido, e se banhavam em rios ou mar para acolher boas vibrações e renovar as energias. Daí, talvez venham algumas dessas crenças.
No Brasil, usar roupas brancas no Reveillonse tornou quase que uma obrigatoriedade,e essa mania surgiu de superstições das religiões africanas.
Fazemos planos para o futuro, pensamos e planejamos com cuidado, incluindo como nos comportaremos, e nos vestimos, ai a moda vai e vem, e muda conforme nossas necessidades.
Pelo fato de morarmos num país tropical, onde o sol reina a maior parte do ano - e justo nestas datas - isso nos faz querer usar roupas leves com cores alegres.
Quando vestimos uma cor para passar o Reveillon devemos escolher cores que representem o que queremos para o Ano Novo, os nossos anseios e nossas necessidades. O que você busca? Qual é a cor que a sua alma está pedindo? Veja se estas cores podem te ajudar
Relação de cores e seus significados:
Branco: Sugere pureza, ordem, simplicidade, hamonia, é expressiva, estimula os sentidos, realça o bronzeado, mas em excesso promove o cansaço e a depressão. Cuidado com tecidos transparentes para não se tornar vulgar.
Preto: è uma cor sóbria, indica o silencio. Quando brilhante, sugere nobreza, distinção e elegância, pode ser combinada com varias cores, cria também a ilusão de estarmos mais magras, mas deve ser evitada no verão.
Cinza: Como as cores expressam o estado de nossa alma, o cinza revela que estamos com incertezas ou neutra. É o próprio símbolo da indecisão e da ausência de energia, quanto mais sóbrio mais se está desanimada e na monotonia.
Vermelho: Significa força, dinamismo, funciona como estimulante, tem ação poderosa sobre o estado de ânimo. É uma cor quente devendo ser usado com cautela, pois é uma cor enervante. Transborda vida e agitação. Esta cor tem a tendência de dar a impressão de engordar a pessoa que usa, por isso, evite usar uma roupa inteira vermelha.
Laranja: Sua função é estimular e nos alegrar. É uma cor contagiante e quente, transborda irradiação e expansão, é acolhedora, mas cuidado para não carregar demais. Usar em estampas de camisas ou em peças menores.
Amarelo: Ela age direto no nosso sistema nervoso central, é muito luminosa, vibrante e forte, atrai a atenção com facilidade. Estimula a ação, o encorajamento e as realizações. Em roupas, usar em pequenas peças ou que tenham estampas, o amarelo aumenta o calor.
Verde: Cor universal da natureza. Tem efeito calmante, relaxante, tem frescor, harmonia equilíbrio. Pode ser combinado com alguns tons como marrom terra e preto.
Azul: efeito calmante e repousante, cor profunda. Preferida por adultos pois traz uma certa maturidade. Azul na roupa fica ótimo quando usado tom sobre tom. No tom claro ou com branco provoca sensação de frescura e higiene, quando escuro chama para o infinito.
Roxo: Equivalente a um pensamento místico, ao mistério. Remete à nobreza e ao poder.
Marrom: Emana a impressão de algo denso. Sugere segurança e solidez. É indicado para ser usado em compromissos de trabalho onde, se queira passar segurança e confiança para outras pessoas.
Rosa: é uma cor delicada, sugere feminilidade e afeição. É a cor dos românticos e sonhadores.

Nenhum comentário: